top of page

3ª Residência Meu Lugar apresenta ensaio aberto no Complexo Cultural de Samambaia


A dança se movimenta com a entrada de novos intérpretes no mercado, mas também com novos espetáculos, cenas curtas, videodanças e novos pesquisadores e propostas de movimento. É com esse objetivo de potencializar o mercado da dança que o Núcleo de Pesquisa da Cena, dirigido por Juana Miranda, desenvolve desde 2021 uma iniciativa gratuita que visa abrir a oportunidade para artistas e estudantes das Artes, em geral. O projeto nomeado Residência MEU LUGAR, que foi sucesso de público em duas edições, voltou, em 2024, de forma presencial e com o foco em abrir portas para artistas LGBTQIAPN+.

E desde agosto de 2024 os artistas selecionades têm ensaiado constantemente no Centro de Dança de Brasília. O primeiro resultado do processo que contará com sete cenas vai ser apresentado em ensaio aberto no dia 1º de novembro, sexta-feira, às 19h30, no Complexo Cultural de Samambaia. Ingressos gratuitos já podem ser retirados em: https://www.sympla.com.br/evento/ensaio-aberto-3-residencia-meu-lugar/2691550 . Não recomendado para menores de 16 anos. Mais informações: @nucleodepesquisadacena.

A 3ª edição da Residência Meu Lugar que é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo irá mostrar no dia o primeiro resultado dos trabalhos dos artistas Aimê Rivero, Daniele Macedo, Fernanda Muniz, Jessica Rayane, Mari Xavier e Ray Marques, Raphael Balduzzi e Sintradão que, seja em dupla ou solo, vão apresentar um número autoral e único sob a direção de Juana Miranda. Os artistas, que foram estimulados a criar suas próprias cenas, contam ainda com trilha sonora produzida por Thiago Nau, figurinos autorais por Bruno Ferraz e Lia Kamp e mentoria de FabGirl, Iago Gabriel e Yessica Andrés. A coordenação de produção é de Mauricio Peixoto.

“Desde que pensei na ““Residência Meu Lugar”” a ideia sempre foi a de dar a oportunidade para bailarines/dançarines encontrarem seu trabalho autoral. Além das dificuldades de local de ensaio e renda, a maioria dos artistas busca fazer parte de um grupo ou ser selecionado em uma audição. Mas é no trabalho autoral que terão autonomia de criação e poderão desenvolver seu pensamento criativo e identidade. Tendo melhores condições de entrar no mercado”, destaca Miranda.

E o trabalho de cada artista solo ou dupla recebeu o cachê de R$1.900,00 a ser pago conforme termo de compromisso para auxílio na produção do processo.

 “Nossa busca visa criar novas linguagens, dar espaço para que a personalidade de cada um crie seu caminho sem caixas pré-estabelecidas. A Residência busca dar este reconhecimento por meio de um material profissional que será oferecido ao final da residência. Material que irá incentivar e dar currículo para os participantes se inscreverem em editais, Festivais e de mostrarem o potencial de cada trabalho”, exclama Miranda.

Sobre a Residência - A Residência Meu Lugar oferece, desde sempre, espaço de ensaio, pesquisa e criação com direção da idealizadora Juana Miranda que é coordenadora do KOH - Núcleo de Pesquisa da Cena. Ainda, suporte de ampla equipe para construção de figurino, trilha sonora, foto, filmagem, dentre outros.

Conheças as cenas/temáticas:

Título: Porque antes de eu ler já me liam - Intérprete-criadora: Jéssica Rayane Silva

Sinopse: A performance mergulha na jornada de uma mulher que, desde a infância, é vista e julgada por uma sociedade que a estereotipa pela sua ancestralidade, gênero e origem social. A obra explora a construção da identidade sob o peso do preconceito e da violência, contrastando a dor da opressão com a força da resistência e a beleza da arte.

Título: Akai Ito - Intérpretes-criadoras: Ray Marques e Mari Xavier

Sinopse: A obra retrata uma história de amor sáfico, que ao longo de suas vidas  percorreram caminhos de autoconhecimento e repressão até se encontrarem. E desde o momento desse encontro, sentiram uma conexão incomparável.

Título: Arrombada - Intérprete-criador: Rapha Balduzzi

Sinopse: Um rasgo de cabo-a-rabA de uma alma bixa enclausurada,  amarrada, cortada e ralada pela mandatária e irritante Machulecência Binária.

 

TRANSFIGURAR: Mudança de aparência, de forma, mas não de essência -  Intérprete-criador: Sintra Rodrigues 

Sinopse:  A cena TRANSfiguração fala sobre a beleza da adaptabilidade: deixar-se afetar e perturbar pelo espaço e o que acontece nele. Deixar o corpo se mover a partir de sons nunca antes ouvidos. Mudar a figura, transicionar a imagem, mas sem esquecer do que e de quem veio antes.

A linguagem trabalhada na cena é a dança vogue, que surge dentro da cultura ballroom. Essa dança surge a partir de uma necessidade da expressão de corpos dissidentes. A partir da sua criação, a dança foi se adaptando e gerando novos caminhos, de acordo com o contexto histórico e necessidades de dentro e de fora da cultura ballroom.

Título: CordAmar - Intérprete-criadora: Aimê Rivero 

Sinopse: O solo mergulha no vazio e em suas contradições. O vazio deixado, de quem fica, o vazio constante no peito cheio. “Eu me lembro” (Amarcord, o termo, de origem italiana, invertido lê-se CordAmar) é uma forma de resgate mesmo que de um gesto da pessoa querida que se foi, uma forma de escapar da morte colocando-a em evidência.

Título: Corpo Espetáculo - Intérprete-criadora: Daniele Macedo

Sinopse: Ao olhar toda a trajetória, mergulho em memórias que me trazem o prazer de onde estou indo agora. Um caminho que se  transformou em quem eu sou. Dentro de toda a história que o balé possa te contar, nenhuma delas sequer pode empoderar esse ser mulher, mas quando o cunt chega, empodera tanto que se faz etérea.

Título: GIRA - Intérprete-criadora: Fernanda Muniz

Sinopse: Em ritmo de cantiga de roda e sabor de quintal de casa, a intérprete evoca os cantos, batuques e danças presentes em suas memórias de infância, lançando na roda a confluência entre as performances afro-brasileiras do samba de coco, samba de roda e jongo como ritual de religar-se a sua ancestralidade.

Ficha técnica da 3ª Residência Meu Lugar:

Direção geral e artística: Juana Miranda

Coordenação de produção: Mauricio Peixoto

Coordenação administrativa: Daniel Rondon

Produtor musical: Thiago Nau

Figurinistas: Bruno Ferraz e Lia Kamp

Mentores: FabGirl, Iago Gabriel e Yessica Andrés

Designer gráfico: Carol Senna

Fotografia: Duda Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Clara Camarano

Social Mídia : Heber Barbosa

Serviço: 3ª Residência Meu Lugar apresenta ensaio aberto no Complexo Cultural de Samambaia

 

Ensaio aberto no dia 1º de novembro, sexta-feira

Horário: 19h30

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Não recomendado para menores de 16 anos

Mais informações: @nucleodepesquisadacena. 


Comments


bottom of page