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3 motivos que levam cliente a escolher os melhores restaurantes


Empreender no food service é uma decisão que envolve uma série de cuidados. Um dos principais está em agradar a clientela, de modo a garantir fidelidade do público e, consequentemente, operar em alta capacidade para manter o faturamento. Para ajudar os investidores nesta jornada, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizaram uma pesquisa com mais de 6 mil participantes de todas as regiões do país sobre comportamento do cliente e identificou 3 motivos que levam clientes a escolher os melhores restaurantes. São eles: limpeza, ambiente e sabor. 

Na visão do empresário Antônio Augusto Ribeiro de Souza, com experiência de 30 anos no food service e como master franqueado brasileiro do Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50, também fundador da holding Antaris Franchising, que detém as marcas Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, alguns detalhes fazem com que os restaurantes conquistem os clientes nestes aspectos. Confira: 

  1. Limpeza

O primeiro critério de seleção para o público brasileiro é a higiene do local. Seja no salão, toaletes, ou mesmo áreas visíveis de manuseio da comida, o consumidor nacional é exigente em termos de limpeza, o que levou 32,4% dos participantes da pesquisa a apontarem este como fator crucial na hora da escolha. “Além dos locais óbvios, como cozinha e sanitários, nos diferenciamos por meio da limpeza no salão constantemente. Ao escolher uma mesa, o cliente sabe que ela já foi limpa, mas ainda assim um colaborador o acompanha e garante que esteja tudo perfeito”, explica Antônio Augusto. 

  1. Ambiente e atendimento

O consumidor brasileiro busca sentir-se bem recebido e atendido nos lugares que frequenta. Restaurantes certamente entram nessa lista. Cerca de 12,4% dos respondentes disseram optar pelo restaurante com base no ambiente. Isto é, decoração, cordialidade e atenção no atendimento, som ambiente agradável, disposição das mesas e cadeiras, elementos interativos e muito mais. “Apostar em temas, como fazemos na Boulangerie Carioca com o estilo francês e no Johnny Rockets, remetendo à década de 1950, são receitas para o sucesso do ambiente. Outro diferencial é investir em espaços instagramáveis, que estão muito em alta também no food service e atendem a um desejo do consumidor de compartilhar as experiências vividas em suas redes sociais”, explica. 

  1. Sabor

O principal serviço do restaurante é oferecer a comida e experiência, então o sabor e qualidade dos pratos também estão entre os principais critérios. Aproximadamente, 10,3% dos entrevistados elegeu este como o maior fator de escolha. “Além de profissionais qualificados para o preparo dos pratos, investir na qualidade dos insumos e ter como parceiros fornecedores comprometidos com qualidade de produtos e origem contribuem  para um diferencial competitivo para o empresário de food service, visto que este é um fator determinante para o retorno do cliente ao restaurante”, recomenda Augusto. 

Ainda, para o executivo, um dos principais recursos no sucesso do negócio é contar com rede de apoio e aprendizado dos precursores. “No franchising, os fundadores da marca abrem caminho e passam por todos os desafios primeiro, para que os investidores franqueados tenham com quem contar e entrem neste mercado com um verdadeiro manual de instruções para serem bem-sucedidos”, finaliza. 

Outros dados

Preço e localização foram outros motivos de decisão para 7,2% e 4,4% das pessoas, segundo a pesquisa. Cerca de 75% dos brasileiros comem em casa durante a maior parte da semana. Quando optam por refeições de restaurantes, 93% prefere consumir in loco e apenas 7% utilizam take out ou drive thru. Lazer é um dos principais motivos que levam os brasileiros a comer fora, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou divertir-se com amigos e família (76,3%). 

Sobre a Antaris Franchising 

A Antaris Franchising é uma holding fundada em 2020 por Antonio Augusto Ribeiro de Souza, empresário com três décadas de experiência no ramo de alimentação e bebidas. Detentora da marca americana Johnny Rockets, além das nacionais Cuor di Crema e Boulangerie Carioca, a holding está presente em 10 estados brasileiros com mais de 50 lojas. Operando franquias e lojas próprias, o grupo prevê alcançar um total de 70 unidades entre todas as marcas em 2024. Saiba mais.


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