2ª edição da peça “A Escritora e o Empalhador de Animais” encerra circulação no Itapoã, Paranoá e Plano Piloto
- Rodrigo Carvalho
- há 4 horas
- 3 min de leitura

A violência doméstica silenciosa (gaslighting) e o grande amor pela escrita – seu subterfúgio - permeiam a história de Elvira (Lilian França), uma mulher casada há 40 anos com Benjamim. Elvira passou grande parte de sua vida sofrendo com o isolamento social, com a solidão e com todo o distanciamento e regras impostas pelo marido. A típica mulher que se identifica com um bicho empalhado vivo.
O espetáculo “A Escritora e o Empalhador de Animais” voltou em sua 2ª edição em sessões abertas em teatros, espaços alternativos e gratuitas ao público e também em Redes de Ensino Público do Distrito Federal. A iniciativa realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF passou pelas regiões administrativas do Gama, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Planaltina, Itapoã, Paranoá e Plano Piloto.
Após sucesso durante todo mês de abril, a peça encerra temporada no dia 23 do mês, no Instituto Mãos Solidária do Itapoã, às 10h e às 15h40. Dia 24/04, às 15h e às 18h, no Auditório da Administração Regional do Paranoá (Praça Central). Sessões destinadas ao EJA, CRAS e público, em geral. Ainda, dia 25/04, às 17h e às 20h, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro no Plano Piloto (708 Norte). Todas as sessões contarão com tradução em libras e audiodescrição. Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações no Instagram: @aescritora_ciaemcommadf e @ciaemcomma.
“A Escritora e o Empalhador de Animais” estreou em 2022 em Brasília. Logo depois passou por diversos Festivais Nacionais e teve prêmios de melhor atriz para Lilian França e direção para Ernandes Silva. Também prêmio de melhor dramaturgia para o dramaturgo pernambucano integrante da Academia Pernambucana de Letras (APL), Cícero Belmar. O monólogo que aborda temas como abandono, violência doméstica, autoestima, dentre outros, voltou para sua capital repaginado.
“É uma honra ter feito em Brasília uma 2ª edição depois de passarmos por diversos Festivais, onde tivemos vários prêmios. A personagem Elvira, interpretada pela Lilian França, chega para nos mostrar que não há idade para recomeçar, reconstruir nossas vidas e ser feliz. O abusador empalha, aniquila sua parceira, vive usando da desculpa que fez isso ou aqui por amor, por amar demais. É preciso ficar atento aos primeiros sinais. O amor deve ser livre”, destaca o diretor.
Sobre o espetáculo - “A Escritora e o Empalhador de Animais” é um monólogo da Cia em Comma de Brasília que traz a história de Elvira, uma mulher por anos silenciada. Elvira passou 40 anos sofrendo com o distanciamento por imposição do marido. No entanto, ela resolve dar um basta e retomar a sua vida e seus contos.
“Elvira, desde criança, sabia que seu dom nato era para escrita. Escrita de contos que deram origem a vários personagens. Cada um de uma forma, estas personas de seus livros contam com sua essência e exalam um pouco de um desejo reprimido. Essa peça é um grito engasgado meu, da Elvira e de todas nós mulheres. Vamos gritar estes engasgos juntas!!! ", convida a atriz Lilian França.
A história lírica desta mulher que procura se autoconhecer é embalada por uma trilha sonora autoral/original do eterno compositor mineiro Caio César Costa. Figurino também original de Fátima Braga e Iluminação de Tauana barros e equipe.
Ficha Técnica e Artística
Atuação: Lilian França
Dramaturgia: Cícero Belmar
Adaptação Livre, Direção Geral e Cenografia: Ernandes Silva
Assistente de Direção: Leivison Silva
Trilha Sonora Original: Maestro Caio César Costa
Figurino e Adereços: Fátima Braga
Maquiagem: Ju Welasco
Operadora de Luz: Tauana Barros
Fotografia: Humberto Araújo
Filmagem e Edição Teaser: Adriano Ferreira
Designer Gráfico: Fábio Carvalho
Produtora Executiva: Suene Karim
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Clara Camarano
Coordenador Administrativo: O Carcará – Gestão, Formação e Tecnologia LTDA
Serviço: “A Escritora e o Empalhador de Animais” encerra circulação no Itapoã, Paranoá e Plano Piloto
ITAPOÃ – Instituto Mãos Solidária, 23 de abril, às 10h e às 15h40
PARANOÁ – Auditório da Administração Regional do Paranoá (Praça Central)
Dia 24/04 - Sessões destinadas ao EJA, CRAS e público, em geral
2 Apresentações: às 15h e 18h
PLANO PILOTO – ESPAÇO MULTICULTURAL CASA DOS QUATRO
SCLRN 708 Bloco F Loja 1, DF
Dia 25/04
2 Apresentações: às 17h e 20h
Gratuito
Não recomendado para menores de 12 anos
Mais informações no Instagram: @aescritora_ciaemcommadf e @ciaemcomma.
Comments