top of page

EPTV celebra os 250 anos de Campinas (SP) com programação especial e formato inédito

A cidade de Campinas (SP), localizada a 90 km da cidade de São Paulo, completa 250 anos no dia 14 de julho. Para celebrar a data, a EPTV Campinas, afiliada Globo, anuncia uma programação especial na região de cobertura da cidade. A emissora estreia, no dia do aniversário, sua primeira produção de entretenimento em formato de documentário, o especial "Campinas 250 anos - Uma cidade, vários sotaques", que aborda as diversas vozes da cidade e será exibido após o Globo Rural. Nos dias anteriores ao segundo domingo do mês, os telejornais da EPTV exibem reportagens especiais que contam curiosidades sobre a história campineira, única metrópole que não é capital e com mais de 1 milhão de habitantes.  

A produção documental destaca histórias de pessoas que nasceram em outras localidades, mas escolheram Campinas como seu lar. De mineiro a congolês, o documentário evidencia como a população compõe a força de trabalho do município e ajuda a construir a imagem da metrópole do interior. O especial aborda, ainda, as diversas facetas da metrópole, ressaltando sua relação com a música, a tecnologia, a imigração e a preservação da cultura indígena.

 

Fabiana Valle Teixeira, gerente de Entretenimento do Grupo EP, comenta que o documentário traz o olhar de pertencimento do campineiro e a força de reinvenção presente na população que habita a cidade. "Vamos voltar ao tempo, para a época dos barões de café e da epidemia de febre amarela e, a partir disso, mostrar como Campinas se renovou até se tornar a potência que é hoje. Sobretudo, revelamos quem é o morador de Campinas, colocando-o como protagonista de suas histórias".


Telejornais EPTV

Nos dias que antecedem ao aniversário, a EPTV convida os telespectadores a compartilhar seu carinho pelo município. O telejornal matinal Bom Dia Cidade, por meio do projeto "No meu caminho - Campinas 250 anos", divulga vídeos de paisagens que chamam a atenção dos moradores em seu caminho até seus compromissos. Já o EPTV 1 apresenta fotos da cidade registradas pelo público com a campanha "#OlhaIssoEPTV - 250 anos de Campinas". Aos sábados, o quadro "Em Cena", do EPTV 1, veicula reportagens com curiosidades sobre as cinco maravilhas de Campinas, escolhidas em votação no g1, no último mês.

 

No dia 13 de julho, véspera do aniversário, os jornais estreiam duas reportagens especiais: enquanto o EPTV 1 conta histórias sobre a fundação de Campinas, evidenciando seu marco zero, a primeira igreja e o primeiro palacete, o EPTV 2 revive a imagem de Barreto Leme, fundador da cidade, contando a história de Campinas sob sua ótica. A equipe de jornalismo da emissora realizará, ainda, a cobertura das atividades comemorativas promovidas pela Prefeitura no dia 14. A veiculação será na segunda-feira, 15, nos jornais locais.

"Contamos a história de Campinas para os moradores, que, muitas vezes, não nasceram na cidade. Estamos falando da primeira metrópole não-capital do país, uma cidade de mais de setecentos quilômetros, casa de mais de um milhão de pessoas. Sempre há algo novo a explorar. Com os especiais, a EPTV celebra cada versão, cada local do município", diz Gabriela Delman, gerente de jornalismo da EPTV Campinas. 


Programação 

Documentário Campinas 250 Anos – Uma cidade, vários sotaques

EPTV Campinas

Data: 14 de julho

Horário: após o Globo Rural

 

Reportagem especial 250 anos de Campinas

EPTV Campinas

Data: 13 de julho

Horário: 11h45 (EPTV 1) e 19h10 (EPTV 2)

 

#OlhaIssoEPTV - 250 anos de Campinas

EPTV Campinas

Data: todos os dias

Horário: 11h45

 

Em Cena - Cinco Maravilhas de Campinas

EPTV Campinas

Data: sábados

Horário: 11h45


Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).


Redes sociais: 

@negocios.ep 

@eptvoficial


Comments


bottom of page